Moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás vão poder receber alertas de desastres naturais por SMS. O usuário de celular precisa se cadastrar para ser informado sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço em seis estados.
O sistema foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, já está implantado nos estados Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência.
O seguinte informe será enviado aos celulares: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".
Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.
Até março, o serviço vai ser ampliado para todo o país. Em 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Usuários da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima serão inseridos no sistema em 19 de março.
Ainda segundo a Anatel, cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão, conforme a Anatel.
Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/usuarios-de-mg-ms-e-go-vao-receber-alerta-de-desastres-naturais-por-celular.ghtml
Publicado em: 06 de novembro de 2019
Publicado por: Secretaria da Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Ibiraci pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.