CÂMARA MUNICIPAL
DE IBIRACI

Câmara Municipal na luta contra a Dengue

Visualize fotos

A dengue é uma doença causada pelo mosquito Aedes aegypti e pode se apresentar de forma benigna na forma clássica, ou grave na forma hemorrágica, dependendo de alguns fatores entre eles:

O sorotipo

Infecção anterior pelo vírus da dengue

Fatores Individuais (como doenças crônicas)

Dengue clássica: quadro variável, sintomas mais comuns; febre alta, cefaléia, dores

musculares, cansaço, perda do apetite, náuseas, dor nos olhos, coceira, dor abdominal, petéquias, hematúria e epistaxe com duração de 5 a 7 dias.

Hemorrágica: sintomas semelhantes a dengue clássica, porém com evolução rápida para manifestação hemorrágica ou instabilidade hemodinâmica. Nos casos graves o choque ocorre entre o 3° e 7° dia de doença, precedido por um ou mais sinais de alerta. Pode levar a óbito em 12 a 24 horas se não receber terapia apropriada.

Segundo o Ministério da Saúde os casos de dengue cresceram 43% nos primeiros

meses do ano.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitando água parada e os mosquitos que a transmitem.

A dengue é uma doença VIRAL, causada pelo vírus da dengue, a infecção ocorre através da picada do mosquito fêmea da espécie Aedes Aegypti, o mosquito se parece ao da foto, tendo manchas brancas em seu corpo.

Os sintomas são:

Febre

Dor no corpo, (dor muscular, dor nas “juntas”)

Dor de cabeça

Dor atrás dos olhos