20/05/2019
ABALO SÍSMICO É SENTIDO EM IBIRACI

ABALO SÍSMICO

Tremor de terra de 3,9 graus atinge Delfinópolis, no Sul de Minas

Moradores de outros estados brasileiros também sentiram a movimentação

Por LARA ALVES | SIGA NO TWITTER

20/05/19 - 18h44

Um tremor de terra de 3.9 de magnitude teve como epicentro o município de Delfinópolis, no Sul de Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira (20). O abalo foi registrado às 16h46 pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) e pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Não há informações de que alguém tenha se ferido. 

Minutos após o terremoto no município, moradores de cidades vizinhas, entre elas Passos, São Roque de Minas e Sacramento, relataram ter sentido o abalo. Um pouco mais distante, em Uberlândia, Jacuí e Vargem Bonita, o tremor também pôde ser sentido. O mesmo aconteceu em Pintópolis, cidade que dista 777 quilômetros do epicentro. 

Em municípios do interior paulista, entre eles Franca e Vargem Grande, também foi possível sentir o tremer. Ao todo, 37 estações sismológicas detectaram o evento, entre elas duas que estão presentes no Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. 

Nas redes sociais, moradores de Delfinópolis comentaram sobre o temor. Enquanto uns disseram que "tudo tremeu" outros comentaram que sentiram pouco. 

Lá em Passos o pessoal sentiu a terra tremer agora há pouco. Foi um tremor registrado pelo Centro de Sismologia da USP em Delfinópolis. magnitude de 3.9.

Tremor de terra em Delfinópolis foi sentido a mais de 700 quilômetros

Uma moradora de Vespasiano procurou o Centro Sismológico da USP para falar que sentiu o tremor na região metropolitana de BH

Por LARA ALVES - 20/05/19 - 19h23

Pouco antes das 19h, "Delfinópolis" já figurava entre os assuntos mais comentados na noite desta segunda-feira (20), no Twitter. Um tremor de terra de 3.9 de magnitude, registrado às 16h46 no município localizado ao sul de Minas Gerais, foi a causa do sucesso da cidade. 

O Serviço Geológico do Brasil explicou que o abalo sísmico foi sentido em cidades que distam mais de 700 quilômetros do epicentro. "Foi apavorante, por um instante pensei que fosse morrer", relatou ao laboratório uma moradora de Pintópolis, na região Noroeste do Estado. 

Na região metropolitana de Belo Horizonte, uma moradora de Vespasiano também relatou ter sentido o tremor, mas não deu detalhes sobre o que aconteceu durante o abalo. 

Até o momento não há informações de pessoas que se feriram durante o tempo em que a terra tremeu, mas muitos moradores procuraram o centro sismológico para contar que sentiram os móveis e as paredes balançando. 

Uma pessoa que vive em Jacuí contou que estava sentada em seu escritório e sentiu um tremor bem fraco. Já em Franca, em São Paulo, duas pessoas contaram ao Serviço que sentiram o tremor. " A escrivaninha tremeu o tempo todo durante o sismo", relatou uma.

"No momento estávamos eu, minha mãe e irmã em casa. Todos sentiram o tremor. Chão, portas e janelas tremeram levemente", contou outra. Um terceiro morador do município paulista explicou que o tremor "fez barulho de trovão", como "um caminhão passando na rua ou um carro com o som bem alto". 

Os relatos ainda estão sendo analisados pelo Serviço Geológico. Quem se interessar, pode reportar o tremor ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Fonte: Jornal O Tempo 

Link:https://www.otempo.com.br/cidades/tremor-de-terra-de-3-9-graus-atinge-delfin%C3%B3polis-no-sul-de-minas-1.2184144


Publicada por Secretaria da Câmara em 20/05/2019
Esta notícia foi visualizada 65 vezes
Cadastre-se para receber as notícias da Câmara em seu email

Câmara Municipal de Ibirací - AV. MARIA JOSÉ DA CUNHA, 174 - Bom Pastor  Ibiraci - MG  CEP: 37990-000
Fone: (35) 3544-1271  
Email: E-mail: camara@camaraibiraci.mg.gov.br

Copyright® 2019 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática - Acesso ao Administrativo do Site